Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Núcleo de Proteção Ambiental do campus devolve muçurana ao seu habitat
Início do conteúdo da página

Núcleo de Proteção Ambiental do campus devolve muçurana ao seu habitat

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h12 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h14

A serpente foi encontrada no campus e capturada pelo Corpo de Bombeiros Militar.

O Núcleo de Proteção Ambiental, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG - Campus São João Evangelista, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, devolveu à natureza uma serpente encontrada no campus, em 20/09/2023. Trata-se da muçurana (Pseudoboa nigra), cobra que pode atingir até 2 metros de comprimento (Figura 1).

Imagem1

 

Figura 1. Muçurana (Pseudoboa nigra), conhecida como cobra muçurana. Fonte: The Reptile Database Disponível em: <https://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Pseudoboa&species=nigra> Acesso em 20 set. 2023.

A cobra foi encontrada em uma fenda, em um paredão de terra no Campus, e foi capturada sem nenhum ferimento pelos bombeiros militares (Figura 2).

Imagem2

Imagem3

Imagem4

Figura 2. A muçurana foi encontrada em uma cavidade no terreno e resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar do município de São João Evangelista. Fonte: Acervo institucional.

A cobra encontrada no campus media cerca de 1 metro. A soltura foi realizada pelo Professor Marcelo Filardi em ambiente de mata fechada na tarde do mesmo dia em que foi encontrada (Figura 3).

Imagem5

Figura 3. Momento da soltura da muçurana em seu habitat natural. Foto: Marcelo Filardi.

A muçurana é venenosa?

A espécie não venenosa e alimenta-se de roedores, aves e também de outras cobras, inclusive da temida jararaca, cascavel e urutu, já que a muçurana é imune ao veneno destas cobras.

Muçurana e os 10 mil cruzeiros

Entre 1991 e 1994, circulou no Brasil, a nota de 10 mil cruzeiros que homenageava o médico Vital Brazil, pesquisador pioneiro na produção dos soros contra serpentes, escorpiões e aranhas. No anverso, havia a efígie do cientista Vital Brazil (1865-1950), com gravura clássica de extração do veneno para a produção de soros. No reverso, um painel calcográfico mostrava um antigo serpentário, com destaque para a cena da cobra muçurana devorando uma jararaca (Figura 4).

Imagem6

Imagem7

Figura 4. Nota de 10 mil cruzeiros homenageando o cientista Vital Brazil, como imagem de uma cobra muçurana devorando uma jararaca. Fonte: Banco Central do Brasil. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulasemitidas> Acesso em 20 set. 2023.

O Núcleo de Proteção Ambiental do IFMG

O Núcleo de Proteção Ambiental é uma parceria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus com a Polícia Militar do Meio Ambiente de São João Evangelista, instaurado pela Portaria Nº 197/2021. Com sede própria (Figura 5), é um projeto promissor para a Instituição e com impacto enorme para o meio ambiente.

Imagem8

Figura 5. Sede do Núcleo de Proteção Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG|SJE. Foto: Marcelo Filardi

denuncia

Fonte: Marcelo Filardi, professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página