Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abril: Mês de Conscientização sobre o Autismo
Início do conteúdo da página

Abril: Mês de Conscientização sobre o Autismo

  • Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 14h30
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 19h10

Post instagram campanha autismo abril colorido azul moderno Apresentação

O dia 2 de abril marca uma importante data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU): o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Estima-se que, no Brasil, existam pelo menos dois milhões de pessoas vivendo com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importância de um constante movimento de conscientização sobre o assunto para toda a população.

Origem e Significado do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido pela ONU em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de alertar as sociedades e governantes sobre esta condição, contribuindo para eliminar preconceitos e fornecer esclarecimentos a todos os envolvidos.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com uma série de palestras e eventos públicos em várias cidades do país. O objetivo é unificado: ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o Autismo e como lidar com essa condição. Nesta data, diversos pontos turísticos são iluminados de azul, cor símbolo do Autismo.

Entendendo o Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, é caracterizado por um conjunto de condições que incluem comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além de interesses e atividades específicas realizadas de forma repetitiva. Embora se manifeste na infância, o TEA tende a persistir ao longo da vida, variando amplamente em termos de funcionamento intelectual e apresentando, frequentemente, outras condições associadas, como epilepsia, depressão e ansiedade.

- O Autismo é uma condição que persiste da infância à idade adulta.
- Intervenções psicossociais baseadas em evidências podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA.
- A inclusão e acessibilidade são fundamentais para apoiar pessoas com TEA.
- A estigmatização e discriminação enfrentadas pelas pessoas com TEA exigem uma resposta global.

NAPNEE: Apoio e Inclusão no IFMG

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) desempenha um papel crucial no assessoramento e na promoção da inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado para alunos com TEA. No Campus São João Evangelista, o NAPNEE é composto por uma equipe multidisciplinar dedicada ao apoio dos estudantes com necessidades específicas, incluindo o autismo.

Atualmente, o Campus acompanha 8 estudantes diagnosticados com TEA.

Para mais informações e suporte, entre em contato com o NAPNEE do Campus São João Evangelista através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (33) 3412-2963.

A conscientização e o apoio são fundamentais para promover a inclusão e garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.

?Saiba mais: Cartilha da Sociedade Brasileira de Pediatria - Transtorno do Espectro Autista

?Saiba mais: Guia sobre Transtorno do Espectro Autista da UNESP

?Curso +IFMG - Educação Inclusiva: Introdução ao Transtorno do Espectro Autista

registrado em:
Fim do conteúdo da página