Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Parceria internacional do Campus São João Evangelista fortalece pesquisa sobre as poéticas da Bacia do Rio Doce
Início do conteúdo da página

Parceria internacional do Campus São João Evangelista fortalece pesquisa sobre as poéticas da Bacia do Rio Doce

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2025, 11h54 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2025, 11h59

Intercambista colombiana colabora em projeto do IFMG-SJE que mapeia manifestações culturais da região.

O IFMG – Campus São João Evangelista deu um passo importante na internacionalização de suas pesquisas ao firmar parceria com o Programa Delfín, recebendo a designer colombiana Ángela Novoa como intercambista. Entre junho e julho de 2025, ela integrará o projeto “Os Trem: Geopoéticas da Bacia do Rio Doce”, iniciativa que busca mapear e divulgar as diversas expressões culturais da região, desde a literatura e as artes até os patrimônios imateriais e tradições orais.

A contribuição de Ángela será focada no desenvolvimento do repositório digital do grupo de pesquisa, uma plataforma inovadora para preservar e compartilhar as poéticas que emergem da Bacia do Rio Doce – território marcado por riquezas culturais, mas também por desafios socioambientais históricos.

Diálogo de saberes e internacionalização

A colaboração reforça o compromisso do IFMG-SJE com a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de promover o intercâmbio de conhecimentos. A iniciativa também abre espaço para que estudantes, professores e técnicos do campus interajam com a experiência internacional de Ángela, que traz consigo o olhar da Colômbia, país com forte tradição em estudos sobre cultura e território.

Participe e acompanhe

O projeto convida a comunidade a acompanhar suas atividades pelo Instagram @ostremgeopoeticas, onde serão divulgados os avanços da pesquisa, eventos e oportunidades de participação. A expectativa é que, ao final do intercâmbio, o repositório digital esteja mais robusto, servindo como ferramenta de acesso público às geopoéticas da Bacia do Rio Doce.

Sobre o Programa Delfín

Criado no México, o programa fomenta a mobilidade acadêmica na América Latina, conectando pesquisadores e instituições para colaborações científicas e culturais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página