Campus participará do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia
Servidores e estudantes do campus e representante da Prefeitura Municipal de São João Evangelista irão apresentar trabalhos do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia.
O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é um evento organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O CBA conta com a participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da agricultura familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Nos seus mais de dez anos de existência, já circulou em várias regiões do país. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da agricultura familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.
Ao longo de suas edições o CBA vem se consolidando como um espaço de referência sobre agroecologia no Brasil e na América Latina. Tanto por sua dimensão e abrangência multiterritoriais, quanto por sua proposta metodológica inovadora, pautada por epistemologias críticas que reconhecem diferentes saberes sejam eles acadêmicos ou populares, o CBA se insere em um processo voltado à construção de novos paradigmas teórico-metodológicos, na defesa da ciência crítica, das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão e no fortalecimento dos movimentos sociais.
Em 2023, o XII CBA será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é de 5.000 participantes inscritas/os, entre pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais. Além disso, por meio das atividades realizadas em espaços públicos da cidade, espera-se, com o evento, mobilizar a participação de um público composto por milhares de pessoas residentes na cidade do Rio de Janeiro.
O XII CBA realizará suas atividades de forma descentralizada, ocupando diferentes espaços da cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida será a Fundição Progresso, capilarizada, posteriormente, para os Arcos da Lapa, Circo Voador, Praça do Passeio e região pequena África da Gamboa. Outros pontos importantes de atividades serão a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Cinelândia, o Armazém do Campo e o espaço da ONG Ação Cidadania.
O tema do Congresso se traduz por meio dos dizeres “Agroecologia na Boca do Povo”. Trata-se de colocar em evidência não somente a capacidade de produção de alimentos saudáveis e diversos pelas muitas agriculturas, tecidas por agricultores e tantos povos e comunidades no campo, nas cidades, nas águas e nas florestas, mas a necessidade de garantia de acesso a esses alimentos pelos diferentes setores da sociedade, especialmente os mais vulneráveis. Ao mesmo tempo, suscita a popularização da agroecologia como imanente às transformações sociais e ecológicas. A ciência comprometida com uma sociedade justa é aquela que se coloca disposta a construir coletivamente, que encontra sua tessitura epistêmica a partir da possibilidade de aprender e ensinar entre múltiplos saberes, que não se dobra às corporações ou ao ambiente antidemocrático. Na boca do povo, ciência e agroecologia são ressignificadas e encontram lugar seguro na construção de novos horizontes sociais, políticos e ecológicos.
Trabalhos Aprovados no XII CBA
- Programa de Residência Agrária: a experiência do IFMG, campus São João Evangelista
- Autores: Shirlene C. Alves Barbosa, Vanessa Oliveira Souza, Jucélia Pereira, Tiago da Silva Paula.
- A implantação de uma Unidade de Produção Agroecológica no IFMG, campus São João Evangelista
- Autores: Josiel Dias Lopes, Shirlene Consuelo Alves Barbosa, Adilson Simões Bicalho Junior, Bruno, Magno Moreira, Ari Medeiros Braga Neto, Marcelo Augusto Filardi.
- As juventudes rurais nas políticas públicas e a interface com a agroecologia
- Autoras: Shirlene C. Alves Barbosa e Monica Ap. Del Rio Benevenuto.
Redes Sociais