Aluno de Bacharelado em Sistemas de Informação participa da implantação do INCT INOVATOX - UFMG
O discente Calebe Ribeiro Salema, do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG - Campus São João Evangelista, se tornou bolsista de Iniciação Científica (IC) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Venenos e Antivenenos (INOVATOX) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O INOVATOX é um projeto coordenado pelo prof. Carlos Chavez Olortegui, que engloba 12 outras instituições nacionais como parceiras, incluindo o IFMG, e oito estrangeiras nos EUA, Europa e América Latina. O projeto foi contemplado na Chamada Nº 58/2022 - PROGRAMA INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INCT do CNPq e tem por objetivo “criar um ecossistema de pesquisa capaz de propor soluções inovadoras e aplicáveis para problemas relacionados ao envenenamento por animais peçonhentos no Brasil”. Calebe participará do desenvolvimento de pipeline que auxilie na análise de anticorpos de cavalos imunizados com veneno da aranha marrom.
O professor Fábio Rodrigues Martins, é um dos professores colaboradores do Inovatox, sendo responsável pela construção e operacionalização de bancos de dados que "converse" com as instituições parceiras. Ele atua em conjunto com o Laboratório Synbiom, da UFMG, que é coordenado pela professora Liza Figueiredo Felicori Vilela.
Fábio Rodrigues Martins, que é doutor em Bioinformática, relata que "esta área é multidisciplinar e atualmente possui uma demanda crescente por profissionais qualificados. Profissionais que entendam de Estatística, Python, R, Big Data, Mineração de Dados, Machine Learning e outros".
Fonte: Prof. Fábio Rodrigues Martins, Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Redes Sociais