Alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal participam de visita técnica ao viveiro C4 Mudas Nativas
No dia 11 de julho de 2022, os estudantes do Curso Bacharelado em Agronomia e Engenharia Florestal, da disciplina Fertilidade do Solo, ministrada pela professora Arlete da Silva Bandeira, realizaram uma visita técnica ao viveiro C4 Mudas Nativas, localizado na Rodovia MGC 259, Km 8, Graipu dos Pinheiros, Zona Rural de Sapinópolis, MG.
As mudas do viveiro, de árvores nativas, são produzidas com o objetivo de atender mercado de compensação ambiental. Anualmente, são produzidas cerca de 200.000 mudas provenientes de 80 espécies diferentes.
Os estudantes do IFMG - Campus São João Evangelista - foram recebidos pela proprietária do viveiro, Denise Maranhão, e pelo Engenheiro Florestal, Hermógenes Ferreira Neto, responsável técnico.
Ao longo da visita, o responsável técnico, Hermógenes, fez uma abordagem geral sobre todas as etapas de produção de mudas de espécies nativas, que engloba desde a coleta de sementes até a fase de produção de mudas em viveiro.
Conforme depoimento da discente Irlaine Náthaly Ferreira dos Anjos, graduanda do curso de Engenharia Florestal, durante a visita foi possível compreender sobre armazenamento e coleta de sementes, formas de plantio de mudas, preparo de substratos, tipos de adubos, dentre outros. “Essa visita contribuiu demasiadamente para o aprendizado dos graduandos, pois foi possível que existisse uma concretização dos assuntos ministrados pela professora. Possibilitou a aproximação dos graduandos com a prática e, também, a interação dos mesmos com outras formas de aprendizado. Contribuiu para a troca de saberes, e interação que auxilia no maior desenvolvimento dos alunos”.
Para Karine Nunes de Oliveira, discente do curso de Engenharia Florestal, “conhecer o viveiro C4 foi uma ótima experiência. Além de verificarmos como funciona toda a estrutura, vimos que por trás existe todo um planejamento, desde a coleta de sementes, até a produção de mudas. Muito interessante também a oportunidade de estágio que nós como alunos conseguimos ter. O viveiro conta com toda uma estrutura para alojamento dos estagiários. Além de poder obter uma experiência incrível”.
Para a professora Arlete, os objetivos da visita técnica foram totalmente cumpridos, já que, através do contato com o viveiro de mudas, os estudantes puderam conhecer a diversidade de espécies nativas, alguns tratos culturais utilizados, além de estabelecer contato entre a empresa e estudantes, possibilitando na busca de vagas de estágio no local. Os alunos ficaram satisfeitos com a visita e com a expectativa de retornarem para a realização de estágio. Ainda de acordo com a professora, a visita serviu para aperfeiçoar o conhecimento acadêmico e contribuir para a formação pessoal e profissional dos estudantes.
Discentes da EFL201 e AGR201 - Visita técnica da disciplina Fertilidade do Solo ao viveiro C4 Mudas Nativas. Foto: Arlete Bandeira.
Discentes da EFL201 e AGR201 - Visita técnica da disciplina Fertilidade do Solo ao viveiro C4 Mudas Nativas. Foto: Arlete Bandeira.
Viveiro C4 Mudas Nativas. Foto: Arlete Bandeira.
Diferentes substratos e fertilizantes utilizados para a produção de mudas, no viveiro C4 Mudas Nativas. Foto: Arlete Bandeira.
Redes Sociais