Alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e do Curso Técnico Subsequente em Agrimensura realizam visita técnica interdisciplinar
Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2022, os alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e do Curso Técnico Subsequente em Agrimensura do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, juntamente com os professores Ícaro Tourino Alves, José Silvino Dias e Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos, realizam uma visita técnica interdisciplinar com foco na Aplicação da Matemática e no Ensino de Matemática. A visita ocorreu em dois momentos: no sábado, dia 03 de dezembro, os alunos e professores visitaram o Museu da Matemática da Universidade Federal de Minas (UFMG) com o objetivo de ampliar seus conhecimentos matemáticos através dos jogos e desafios disponibilizados no Museu. Dentre das atividades propostas os alunos jogaram quebras-cabeças em 3D, labirintos orientados, xadrez e outros jogos e desafios que a professora Carmen Rosa Giraldo Vergara junto com alunos colaboradores da UFMG propuseram e orientaram os docentes e discentes do IFMG. No domingo, dia 04 de dezembro, o grupo foi ao museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho (MG): o Instituto Inhotim. A proposta do museu é possibilitar uma experiência diferenciada ao expectador de modo que além de contemplar as obras de artes, proporcionar a imersão na obra, o vislumbre da arte de uma forma não tradicional, acompanhada das histórias das obras de arte e dos respectivos artistas que a idealizaram. Os professores presentes comentavam com o grupo de alunos que os estavam acompanhando alguns aspectos matemáticos e conceitos desenvolvidos nas disciplinas que estavam cursando no semestre atual.
Algumas impressões da visita por discentes do Curso Técnico Subsequente em Agrimensura (Turma AGM 221):
Camilla Cordeiro de Oliveira comenta: “As duas visitas técnicas superaram as expectativas que eu havia criado antes de viajarmos. O Museu da Matemática é muito interessante e interativo, os jogos e desafios que são disponibilizados para testar nosso raciocínio são muito legais, mas um me deixou mais interessada (e o professor Sérgio também) que foi a Cúpula de Leonardo da Vinci, achei muito intrigante porque quanto mais o Sérgio e eu íamos construindo a Cúpula, mais a gente queria continuar. Já em Inhotim, faltam palavras para descrever a beleza desse lugar. A maneira como esse Museu prende a nossa atenção, não só as obras, mas também em todo o ambiente em volta, é incrível. Quem tiver a oportunidade de conhecer os dois museus precisa conhecer porque no Museu da Matemática a gente melhora nosso raciocínio e no Museu de Inhotim a gente imerge nas histórias por trás de cada obra.”
Iago Marques Tavares de Miranda relata: “Eu achei a visita muito interessante desde o começo, indo ao Museu da Matemática pois lá tinha vários jogos interessantes de raciocínio lógico que ajudam a exercitar o cérebro. No museu, em Inhotim, fizemos visitas em várias galerias de arte moderna, onde tinha algumas obras em formas geométricas muito interessantes.”
Wdson Lopes Ferreira, diz: “A visita no Museu da Matemática foi muito interessante, os jogos exigiam bastante raciocínio lógico e visualização. A visita em Inhotim foi muito boa, o parque é muito bonito e as galerias e obras são muito interessantes, sendo uma área diferente da que estamos habituados, mas mesmo assim podemos assimilar muita coisa.”
A aluna Daniele Passos Santos, do curso de Licenciatura em Matemática relata: “A experiência foi incrível, além de ter sido a primeira viagem técnica da nossa turma. O Museu de Inhotim possui um espaço bem agradável e organizado, proporcionando o bem-estar dos visitantes. Foi possível relacionar vários conceitos matemáticos presentes nas artes expostas, assim como na disciplina de Ludicidade no Ensino de Matemática, ministrada pela professora Jossara Bicalho, uma das idealizadoras da visita.”
Fonte: Professor Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos - Fotos enviadas por Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos
Redes Sociais