Campus promoveu I Simpósio de Equideocultura
Nos dias 22 e 23 de maio, o IFMG – Campus São João Evangelista promoveu o “I Simpósio de Equideocultura do IFMG – Campus São João Evangelista”. O Evento, que inaugurou a sua primeira edição, contou com um público de aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes do curso Técnico em Agropecuária, estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia e professores. O prelecionista convidado foi o zootecnista Thales Torres, formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pós-graduado em Equideocultura (PUC).
A temática do evento foi pautada em equinos, asininos e muares. A segunda-feira (22) foi marcada por uma imersão teórica nos tópicos mais atuais e importantes da Equideocultura, com discussões sobre raças, nutrição, reprodução, mercado e atuação profissional. Na sequência do evento, a terça-feira (23) foi destinada ao contexto prático. Os estudantes estiveram no Redondel do Campus e acompanharam o manejo racional e doma de equinos da instituição. Foram realizadas práticas sobre cronometria dentária, resenha de equídeos, identificação de pelagens, aplicação de medicamentos, entre outros temas relevantes. De acordo com os professores idealizadores do evento, Brenda Dias e José Laureano Leite, "a ideia principal é proporcionar o contato dos estudantes com profissionais que vivenciam, no dia a dia, a rotina com esses animais e que são especialistas no tema, promover networking e preparar os estudantes para o mercado de trabalho".
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A ideia é tornar o evento fixo no calendário do Campus e em uma próxima edição, trazer a comunidade externa para participar. O evento foi considerado um sucesso pela Comissão Organizadora, ainda de acordo com os responsáveis, “ações como essas contribuem não só para o desenvolvimento profissional, mas também para o crescimento pessoal dos estudantes envolvidos”. Além disso, a comissão agradeceu o apoio da Diretoria Geral, da Diretoria de Ensino e dos coordenadores dos cursos envolvidos, “esse apoio foi fundamental para que o evento ocorresse como foi planejado”.
Redes Sociais