Curso de Agronomia realizou evento em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo
O dia 12 de outubro de 1933 (considera-se o Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933, que regula o exercício da profissão agronômica) é considerado como o marco de regulamentação do profissional de Engenharia Agrônomica. Historicamente, foi durante a crise na produção de cana-de-açúcar no século XIX que a história da Engenharia Agronômica se iniciou. A necessidade e busca por solução quanto aos problemas ligados ao comércio, mão de obra e competitividade dos produtos agrícolas deu origem a criação, em 1859, do instituto chamado de Imperial Instituto Baiano de Agricultura. O estabelecimento da instituição tinha como principal objetivo a modernização do setor agrícola, bem como a geração de conhecimentos mais específicos e qualificados na área de interesse.
Assim sendo, o dia do Engenheiro Agrônomo no Brasil é comemorado no dia 12 de outubro. Nesse sentido, como supracitado, este dia é o escolhido pelos profissionais brasileiros para comemorar a data. Até o momento da regulamentação da profissão em 1933, os profissionais recebiam título tanto de Agrônomo quanto de Engenheiro Agrônomo. Contudo, em 1946, a partir do Decreto nº 9.585, estabeleceu-se que o título seria de Engenheiro Agrônomo para todos os profissionais em Agronomia.
A profissão de Engenheiro Agrônomo é regulamentada e fiscalizada por dois principais órgãos: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Ressalta-se que a partir do site do CONFEA, tem se o acesso para o CREA de cada região.
O IFMG - Campus São João Evangelista organizou e realizou, através da Coordenação do curso de Bacharelado em Agronomia, Prof. João Paulo Lemos, juntamentamente com o Núcleo Docente Estruturante do curso, o evento no dia 19 de outubro de 2022, das 13h às 17h, para celebrar essa profissão tão importante e que apresenta destaque no mundo e, principalmente, no Brasil.
No evento, houve a participação de palestrantes, Empresa Júnior Agricampo, Coordenação de Curso, Coordenadoria de Ensino Superior (Prof. Alisson José Eufrásio de Carvalho), Direção de Ensino (Prof. Edmar Geraldo de Oliveira), empresas da região (Rede Super Rural e a Cooperativa Agrícola de Guanhães), estudantes do curso, técnicos e professores.
Destaque para as palestras no evento:
1) Impacto da qualidade do leite na produção e lucratividade - Palestrante: Engenheira Agrônoma Agatha Costa, técnica de campo do programa ATeG Balde Cheio do SENAR;
2) Manejo intensivo de pastagem - Palestrante: Engenheiro Agrônomo Luiz Fernando, técnico de campo do programa ATeG Balde Cheio do SENAR;
3) Inovação e empreendedorismo: o Portfólio de ativos da Embrapa Milho e Sorgo - Palestrante: Engenheira Agrônoma, Msc. Dsc. Pesquisadora Sara Rios da Embrapa Milho e Sorgo - Sete Lagoas, MG.
O evento foi certificado e contou com a participação de aproximadamente 105 pessoas (entre alunos, professores e técnicos).
Fonte: Coordenação do curso de Bacharelado em Agronomia, Prof. João Paulo Lemos
Redes Sociais