Licenciaturas em Ciências Biológicas e Matemática discutem Currículo no “Encontro Paulo Freire”
Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus São João Evangelista promoveram, nos dias 15 e 16 de setembro de 2022, o "Encontro Paulo Freire 2022", em comemoração ao 101º aniversário do pensador brasileiro Paulo Freire.
O encontro faz parte do calendário de atividades interdisciplinares das Licenciaturas, é aberto ao público mediante a realização de inscrição e acontece anualmente sempre na segunda ou terceira semana de setembro, às vésperas da data de nascimento do pensador: 19 de setembro.
Na programação do primeiro dia, o Festival Engenheiros de Pipas, um projeto interdisciplinar desenvolvido há mais de 10 anos pela Prof.ª Jossara Bicalho, que este ano foi vinculado à Virada Cultural Amazônia de Pé. A Prof.ª Jossara deu as boas-vindas, agradeceu a presença de todos, em especial professores e alunos da Escola Municipal José Guimarães e Escola Estadual Josefina Pimenta.
Em continuidade, a Prof.ª Patrícia Guanãbens, Coordenadora de Extensão, Esporte e Cultura do campus, fez a Abertura e passou a palavra para as licenciandas em Ciências Biológicas Júnia Alves de Almeida e Danielle Maria Rocha, que desenvolveram um diálogo sobre os biomas Mata Atlântica e Amazônia. Seguindo, houve o concurso de pipas, que contou com competidores das escolas públicas de Educação Básica e os alunos das Licenciaturas. Para fechar a noite, os participantes jogaram a Trilha dos Biomas, elaborada pelas licenciandas Isabel Rabelo, Maria Eduarda, Vanessa Oliveira e Yasmim Iohana, sob orientação da Prof.ª Sandra Amaral.
A programação do segundo dia voltou-se ao fomento de diálogos e reflexões sobre Currículo e Educação na perspectiva Freiriana, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade, ao planejamento flexível e às metodologias problematizadoras. Os diálogos foram mediados pelos professores Derli Santos, Jossara Bicalho e Sandra Amaral.
Em meio aos debates, um ato em comemoração aos 101 de Paulo Freire, momento no qual o licenciando Robson Cruz recitou um poema composto por ele em parceria com as colegas Alexsandra Pimenta, Danielle Rocha e Júnia Alves.
Em seguida, os participantes no evento puderam apreciar a versão audiovisual da produção.
Fonte: Professoras Jossara Basílio de Souza Bicalho e Sandra Regina Amaral
Redes Sociais