Acordo entre IFMG e Associação Humanitária Yirwa viabiliza novo projeto
A visita ao Campus São João Evangelista e a assinatura do Protocolo de Intenções evidenciaram esse momento.
O projeto “Intercâmbio Brasil - Senegal: Formação em Agroecologia para mulheres rurais de Minas Gerais”, que será sediado no Campus São João Evangelista, visa capacitar mulheres, senegalesas e brasileiras, a procurarem caminhos de formação para o fortalecimento da agricultura familiar em bases agroecológicas.
A fim de conhecer o Campus, foi realizada uma visita por uma comitiva senegalesa, entre os dias 2 e 5 de setembro. O grupo foi composto pelo Senhor Ibrahima, consultor e presidente da Associação Humanitária Yirwa; Senhora Magatte, representante das mulheres camponesas da região de Casamance; Senhor Baseckou Gassama, empreendedor; Senhor Ousmane Seck, agricultor e representante da juventude de região de Casamance; Senhora Carlandreia Ribeiro, representante do projeto “Diálogo Transatlântico Brasil Senegal”, em parceria com a Associação Humanitária Yirwa.
Os envolvidos participaram de eventos, tais como: palestra sobre a Rede Federal de Educação Tecnológica e cursos ofertados no Campus, ministrada pelo Diretor Geral, Flávio Puff; reunião de integração com membros da equipe executiva do projeto; reunião com a Reitoria do IFMG para estreitar parceria; reunião com o prefeito de São João Evangelista, Hércules José Procópio; além de uma confraternização.
Participantes da assinatura do Protocolo de Intenções.
Ao considerar o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e os compromissos com os países menos desenvolvidos, em especial, os países africanos, o Campus observou a relevância de saberes e conhecimentos na interação de processos sociais, econômicos, produtivos, culturais em ocorrência da relação local-regional-global.
Assinatura do Protocolo de Intenções
O IFMG e a Associação Humanitária Yirwa, do Senegal, assinaram o Protocolo de Intenções, que visa a cooperação recíproca em atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, na manhã do dia 6 de setembro. O objetivo do protocolo é dar viabilidade para implantação do projeto.
A assinatura foi realizada pelo reitor, Rafael Bastos Teixeira, e pelo presidente da associação, Ibrahima Djitté. Também estavam presentes no encontro a deputada estadual Andreia de Jesus, a servidora da Diretoria de Relações Internacionais, Cátia Barros de Souza, o diretor-geral do Campus São João Evangelista, Flávio Puff, o coordenador do Setor de Extensão, Esporte e Cultura (SEEC), José Leonardo Oliveira Rodrigues, e Shirlene Barbosa, técnica do SEEC, coordenadora e idealizadora do projeto, além de membros da associação e servidores do IFMG.
Momento da assinatura do Protocolo de Intenções.
De acordo com Shirlene Barbosa, a conexão de saberes é fundamental para a capacitação das mulheres e promoção do conhecimento. Nesse sentido, a iniciativa tende a trabalhar com ações educativas para formar lideranças femininas no meio rural do Senegal, em Commune de Dioudoubou, região da Casamance, e do Brasil, no município de São João Evangelista-MG.
Redes Sociais