Publicado resultado do edital de transferência externa e novo título para cursos superiores
Estão abertas as inscrições para ingresso no 2° semestre de 2024 e 1° semestre de 2025.
O Campus São João Evangelista publicou nesta quinta-feira, 05 de setembro, o Edital que normatiza o Processo Seletivo Unificado de Transferência Externa e Obtenção de Novo Título para os Cursos de Superiores.
O processo seletivo unificado para as modalidades de transferência externa e obtenção de novo título para ingresso no 2° semestre de 2024 terá o período de inscrições de 05 a 11 de setembro. Para ingresso no 1° semestre de 2025, o prazo de inscrição será de 01 de outubro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025.
As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico, com o envio de documentos digitalizados conforme solicitado no item 3 do edital. É essencial que os interessados leiam atentamente os pré-requisitos para as vagas disponíveis.
Entenda as modalidades
A transferência externa é realizada para o mesmo curso ou curso afim de discentes oriundos de outras instituições de ensino superior, sejam nacionais ou estrangeiras.
Enquanto a obtenção de um novo título é a possibilidade de o diplomado em curso de graduação ingressar em um novo curso de mesmo nível no IFMG - Campus São João Evangelista.
Resultado preliminar - Ingresso 2024/2
Resultado final - Ingresso 2024/2
Resultado preliminar - Ingresso 2025/1
Resultado final - Ingresso 2025/1
Matrículas
Os candidatos com situação deferida no resultado final devem providenciar a matrícula dentro dos prazos estabelecidos no cronograma do edital, por meio do Sistema de Matrículas do IFMG.
A documentação deverá ser inserida no sistema, preferencialmente, em formato PDF.
É importante escanear a documentação utilizando um scanner, impressora com scanner ou aplicativos para celulares, de forma que os documentos permaneçam legíveis e bem enquadrados.
A seguir, está disponibilizado um tutorial de referência para orientar o processo de digitalização da documentação necessária.
Veja abaixo como utilizar o Sistema de Matrículas do IFMG:
Documentação necessária
Todos os candidatos aprovados devem incluir no sistema, nos campos referentes aos documentos específicos "E1": Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.
Os candidatos aprovados devem inserir, nos campos indicados no Sistema de Matrículas do IFMG, a documentação comprobatória correspondente ao grupo de vagas ao qual foram chamados (conforme indicado na última coluna do resultado final).
Documentação Superior
Documento para Matrícula de AC
Etapas para realização da matrícula
1 - Cadastro no Sistema de Matrículas do IFMG
Entre os dias 11 e 14 de março, faça seu cadastro e preencha o menu "Dados Gerais’’ e "Grupo familiar", conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
2 - Anexar Documentação
Digitalize e anexe no menu "Documentos"’, a documentação e anexos de acordo com a vaga chamada (conforme indicado na última coluna do resultado final).
Nos documentos Específicos "E1", inclua os seguintes documentos: Ficha de matrícula; Questionário Socioeconômico; e Autorização para reprodução e divulgação de Imagem e Voz.
3- Solicitar matrícula
Verifique se há alguma pendência, conforme tutorial do Sistema de Matrículas.
Quando tudo estiver correto, clique em "Editais de matrícula", depois em "Solicitar matrícula".
Aguarde a análise da sua documentação pelo setor responsável e acesse diariamente para acompanhar qualquer necessidade de correção.
Se algum documento estiver incorreto ou faltando, constará no sistema. Você poderá substituir ou anexar novos documentos assim que a situação da sua matrícula mudar de "Em análise" para "Documentação incorreta".
Corrija sua documentação e solicite nova análise.
Quando a documentação estiver correta, após as análises, a matrícula estará concluída e aparecerá no histórico como "Solicitação de matrícula confirmada com sucesso".
4 - Preencher o Questionário do NAPNEE
5 - Preencher os Formulários para Novos Estudantes
Leia: Orientações sobre vacinação para novos estudantes
Contatos
O IFMG-Campus São João Evangelista disponibiliza atendimento e auxílio aos candidatos em caso de dúvidas.
Os seguintes contatos estão disponíveis: telefone (33) 3412-2910 (de segunda a sexta, das 08:00 às 11:00 e das 12:00 às 17:00) e e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br.
Recursos
Não será efetivada, ou seja, deferida, a matrícula de candidato com documentação incompleta, que apresente os documentos digitalizados sem assinatura, com cortes, ilegíveis ou que não envie a solicitação de matrícula no prazo previsto.
Cabe ao candidato manter contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br para receber orientações durante o período de matrículas, se achar necessário.
Será admitida a interposição de recursos quanto ao indeferimento de matrícula.
O candidato que tiver sua matrícula indeferida no Sistema de Matrículas do IFMG deverá entrar em contato com o Campus São João Evangelista pelo e-mail matriculas.sje@ifmg.edu.br no prazo de até 24 horas após o indeferimento, solicitando, de forma respeitosa, a revisão da análise da documentação.
O candidato deverá anexar à solicitação de revisão a documentação que justifique o pedido.
No assunto do e-mail, o candidato deverá informar: RECURSO CONTRA INDEFERIMENTO DE MATRÍCULA.
No campo do e-mail de solicitação de recurso, o candidato deverá informar:
a) Nome completo;
b) CPF próprio;
c) Curso pretendido;
d) Campus;
e) Número de inscrição;
f) Argumentação contra a análise da documentação exigida no edital, comprovando o grupo de cotas selecionado no ato da inscrição;
g) Informar qual documentação está sendo anexada ao e-mail.
Aulas em 2025
Após a finalização das matrículas, fique tranquilo. No IFMG – Campus São João Evangelista, as atividades terão início no dia 02 de abril de 2025.
Redes Sociais